A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) teve o projeto "Núcleo de Excelência em Catálise e Líquido Iônicos para o Desenvolvimento de Processos Químicos Sustentáveis" aprovado no edital do Programa de Núcleos de Excelência - FAPERGS/CNPq 12/2014 - PRONEX. A iniciativa é uma parceria de pesquisadores vinculados a Escola de Química e Alimentos de Rio Grande e de Santo Antônio da Patrulha com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O objetivo do projeto é o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos e de tecnologia de processos catalíticos para a obtenção de produtos de alto valor agregado dentro de um processo de Química Verde (uso de solventes não voláteis, minimização de sub-produtos, reciclagem e aproveitamento de catalisador, catalisador altamente eficiente em termos de atividade e seletividade).
Pretende-se a manutenção do Laboratório de Catálise Molecular localizado no Instituto de Química da UFRGS como centro de excelência e posição de destaque no cenário mundial em termos de conhecimento científico e tecnológico em líquidos iônicos, nanotecnologia e o fortalecimento do grupo emergente da FURG na área de catálise e nanotecnologia.
Na FURG as atividades serão coordenadas pelos professores Marcos A. Gelesky e Sabrina M. Nobre, em Rio Grande, e pelos professores Gilber R. Rosa, Carla W. Scheeren e Marcelo Godoi, de Santo Antônio da Patrulha. O projeto terá duração de 48 meses e serão esperadas defesas de teses, dissertações, artigos em revistas de destaque, bem como a difusão da ciência no ensino médio como contribuição da catálise na vida de todos.