SITUAÇÃO LEGAL: Reconhecido pelo Decreto nº 73818, de 12/03/1974, publicado no DOU de 12/03/1974, e pela Portaria Ministerial n.º 488/80, de 18/9/1980, publicada no DOU de 22/09/1980.

QUADRO DE SEQUENCIA LOGICA

CONCEITOS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES PROMOVIDAS PELO MEC

PROVÃO

Ano de 2000 – C

Ano de 2001 – A

Ano de 2002 – A

Ano de 2003 – E

ENADE        Ano 2005 – 3

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3050h/a

 

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

Tempo mínimo – 4 anos

Tempo máximo – 7 anos

TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO: manhã (anos ímpares) / tarde (anos pares)

 

OBJETIVO

O curso de Química visa a preparar profissionais que desenvolvam a capacidade de interpretar a realidade em que estamos inseridos, em seus aspectos sociais e políticos e em suas relações com a aplicação pedagógica do conhecimento da Química e áreas afins.

 

PERFIL VOCACIONAL DO ALUNO

Interesse pela Química e Ciências;

Motivação para aprendizagem;

Compreensão da importância do educador na sociedade;

Disposição para refletir sobre suas concepções de ensino, aprendizagem, natureza da ciência e dos objetivos do ensino;

Interesse em atividades de pesquisa;

Gosto pela leitura e facilidade de comunicação oral e escrita.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  • Exercer o magistério de Química;
  • Desenvolver pesquisas sobre temas relacionados ao ensino de Química;
  • Desenvolver estudos avançados de pesquisa e ensino para o aperfeiçoamento de sua formação;
  • Atuar em secretarias de educação e delegacias de ensino;
  • Realizar ensaios e pesquisas químicas em geral no âmbito das instituições de ensino;
  • Exercer atividades do profissional da Química, de acordo com sua categoria profissional definida pelo Conselho Regional de Química;
  • Prestar assessoria na área de Educação Química e áreas afins;
  • Aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador, na educação fundamental e média;
  • Exercer magistério no ensino superior.


INFRAESTRUTURA DISPONÍVEL

As atividades do curso de Química – Licenciatura se realizam em salas de aula especiais e salas de aula teóricas distribuídas pelos Campi da FURG. As salas de aula especiais são laboratórios, em sua maioria localizada no Campus Carreiros, sob a responsabilidade da Escola de Química e Alimentos: Laboratório de Química Geral, Laboratório de Química Orgânica, Laboratório de Química Analítica, Laboratório de Físico-Química e Laboratório de Análise Instrumental Química. O curso conta ainda com as instalações especiais localizadas no Campus Cidade, onde são executadas as atividades da disciplina de Bioquímica, sob a responsabilidade da Unidade de Ciências Fisiológicas.

Os estudantes e professores do curso contam com o acervo bibliográfico do NID – Núcleo de Informação e Documentação, localizado no Campus Carreiros, que disponibiliza livros e periódicos especializados.

No Centro de Educação Ambiental em Ciências e Matemática – CEAMECIM –, os acadêmicos contam com recursos computacionais, material didático para vivenciar práticas pedagógicas e bibliografia para auxiliar nas atividades de ensino, além de poderem se engajar como bolsistas em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

O curso está estruturado em disciplinas em regime serial anual. O estudante deverá cumprir quatro séries, num total de 3050 horas-aula, distribuídas em duas grandes dimensões: disciplinas que se articulam na formação do pensamento químico (1875 horas-aula) e disciplinas que se articulam na formação do pensamento do professor (885 horas-aula). Para completar sua formação, são necessárias 200 horas-aula de atividades acadêmico-científico-culturais ao longo do curso, o mínimo de 90 horas-aula em disciplinas optativas e a apresentação de uma monografia de conclusão de curso.

O Estágio Supervisionado começa a partir do segundo semestre da segunda série, distribuindo-se semestralmente até o último semestre do curso e totalizando 405 horas-aula.

As disciplinas do curso articulam-se visando à prática pedagógica como componente curricular e, no mínimo, 400 horas-aula são dedicadas a essas atividades.

As disciplinas fazem parte dos campos de estudos destacados nas seguintes matérias: Química Orgânica; Química Analítica; Análise Instrumental Química; Físico-Química; Química Inorgânica; Educação Química; Bioquímica; Matemática; Física, Biologia, Psicologia, Sociologia, Filosofia e Didática.

Historico