SITUAÇÃO LEGAL
Autorizado pela resolução 34 de 01/09/1978. Reconhecido pela Portaria Ministerial 810, de 17/10/85, publicada no DOU de 18/10/85.
 

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

Tempo mínimo – 10 semestres

Tempo máximo – 18 semestres

 
TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO

manhã – tarde

 

OBJETIVO

O propósito do curso de Engenharia de Alimentos é formar um profissional capaz de desempenhar com prioridade as atividades de Engenharia aplicadas à indústria de alimentos. Com esse objetivo, a FURG implantou em 1979 o curso de Engenharia de Alimentos, reconhecido pelo Governo Federal em 17/10/85, tendo seu currículo definido através das Resoluções nº 48/76 e n.º 52/76 do CFE.
 

PERFIL DO ALUNO

A Engenharia de Alimentos requer raciocínio abstrato, aptidão numérica e verbal, sociabilidade e interesse por atividades científicas nas áreas de química biológica e tecnologia.
O engenheiro de alimentos é o profissional capacitado para atuar em diversas áreas de uma indústria de alimentos, como produção, controle de qualidade, planejamento e projeto industrial, gerenciamento e administração, fiscalização de alimentos e bebidas, marketing e vendas, pesquisa e desenvolvimento de seus produtos, montagem, consultoria e outras.
Essa capacitação fundamenta-se principalmente em dois aspectos: uma profunda compreensão das matérias-primas e dos processos a utilizar na transformação, acondicionamento e conservação dos produtos alimentícios. Para isso, o engenheiro de alimentos deve conhecer a composição dos alimentos, causas de deterioração, reações com o ambiente e as que ocorrem entre seus constituintes.
O engenheiro de alimentos tem conhecimentos que lhe permitem o uso racional da ciência, técnica e engenharia dos alimentos, de modo a minimizar as barreiras entre produtos alimentícios e consumidores. Portanto, apresenta condições para minimizar custos e maximizar a qualidade dos produtos alimentícios industrializados.
 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O profissional engenheiro de alimentos possui as seguintes atribuições profissionais legais: assistência, assessoria e consultoria; condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; condução de trabalho técnico; desempenho de cargo e função técnica; direção de obra e serviço técnico; elaboração de orçamento; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão; estudo de viabilidade técnico-econômica; estudo, planejamento, projeto e especificação; execução de desenho técnico; execução de instalação, montagem e reparo; execução de obra e serviço técnico; fiscalização de obra e serviço técnico; operação e manutenção de equipamento e instalação; padronização, mensuração e controle de qualidade; produção técnica e especializada; supervisão, coordenação e orientação técnica; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.

Além disso, o engenheiro de alimentos possui habilidades para inserir-se nas seguintes áreas de atuação: armazenagem, consultoria, controle de qualidade, equipamentos, gerenciamento e administração, manutenção, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, planejamento e projeto industrial, projeto e dimensionamento de equipamentos e processos, setor de marketing e vendas.
 
 

CONCEITOS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES PROMOVIDAS PELO MEC

O curso reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) , o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).

  

Ano

ENADE

(Máx 5,0)

 IDD

(Máx 5,0)

 CC

(Máx 5,0)

2019 3 3
2017 4 3
2014 3 -
2011 3 -
2008 2 2
2005 3 4 -

 

AUTOAVALIAÇÃO

O curso realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.

 

ATENDIMENTO

Secretaria de Graduação - Segunda a Sexta -  Prédio da Escola de Química e Alimentos

E-mail:

  

Coordenação Atual

Coordenadora: 

Coordenador Adjunto: 

 

Coordenações Anteriores

2021-2022 -  (Coordenador) &  (Coord. Adjunto)

2019-2020 -  

2017-2018 - 

2015-2016 - 

2013-2014 - 

2011-2012 - 

2009-2010- 

2007-2008 - 

2005-2006 

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR

Prezado discente, recomendamos fortemente a leitura do PPC dos seu curso, neste arquivo você encontrará informações preciosas!